quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Fialho

                               

O Fialho foi sem dúvida uma das melhores experiências gastronômicas que já tive em minha vida. O restaurante fica localizado na cidade histórica de Évora, em Portugal, na Travessa dos Mascarenhas, nº 16. Logo se percebe que O Fialho não é daqueles lugares quaisquer. É um lugar especial. Lá não se serve pouca comida, não há combinações mirabolantes, o prato não parece uma obra de arte e os preços não são estratosféricos. Por isso mesmo que ele não está entre os melhores da lista Michelin ou da revista Restaurant. Mas também quem disse que eles sabem de tudo?
Conheci O Fialho por acaso, ao ler uma reportagem no jornal O Globo em que dizia que o restaurante era um dos favoritos de Fernando Henrique Cardoso. Tempos depois, ao assistir uma entrevista com o ex-presidente, ele reforçou a preferência pelo lugar e ainda acrescentou que talvez fosse o melhor restaurante em que já comeu na vida. Nessa hora não tive dúvidas, pensei comigo: tenho que ir ao O Fialho.
Estava indo para a Europa no ano seguinte. Não iria passar por Portugal, mas tudo mudou depois dessa brilhante dica, o que me fez adicionar o destino no roteiro. Definitivamente, não me arrependi! Pelo contrário, teria ficado muito triste se não tivesse feito essa mudança de rota.
O restaurante é um espetáculo! A começar pelo serviço de excelência e pela simpatia dos funcionários. Eu e meu marido estávamos tão ansiosos com a experiência, que chegamos meio dia em ponto. Ainda estava fechado. Só abria às 13 horas. Um dos funcionários falou para nós voltarmos que uma mesa estaria reservada para a gente.
Às 13 horas estávamos nós lá novamente como cachorros famintos e, para nossa surpresa, a mesa já estava posta, com entradinhas de todos os tipos. Achei o máximo! Sim, eu gosto de ser mimada. De cara eu fiquei encantada.
Mas eu tive certeza absoluta de que este era um dos melhores restaurantes da minha vida, quando comi um polvo à vinagrete de entrada. Ele simplesmente desmanchava na boca. Nunca comi um polvo assim. Já fui a vários restaurantes renomados e nenhum conseguiu essa proeza.
Escolhemos um vinho indicado pelo garçom, que estava uma delícia! O meu prato principal foi um borrego assado no forno com batatas regado num molho divino. Eu confesso que nunca tinha sentido tanto sabor numa comida. Meu marido pediu uma carne de porco com purê de aspargos, que segundo ele estava animal! Gastamos no total cerca de 120 euros. Para um restaurante desse nível, não achei caro.
A experiência foi tão incrível que convenci meus pais e meus cunhados a irem lá. Adivinhem: eles amaram!!!

Não satisfeita, voltarei lá daqui a uma semana, me hospedarei em Évora só para almoçar (e quem sabe jantar também!) no O Fialho mais uma vez. Sem dúvida, trarei notícias sobre como anda o melhor restaurante do mundo, a meu ver.










Nenhum comentário: