segunda-feira, 15 de julho de 2013

As Maravilhas da Armênia - Um País Milenar.

A não ser pelos milhares de imigrantes armênios no Brasil, eu nunca tinha ouvido falar muito bem da Armênia. Trata-se de um país consideravelmente pequeno da Ásia Oriental e que parece um pouco esquecido.
No entanto, a Armênia guarda muitas maravilhas históricas e paisagens de tirar o fôlego. Nesse texto faço uma compilação de diversas pesquisas que fui fazendo ao longo de algumas semanas em razão da curiosidade que esse país me despertou e que certamente um dia ainda visitarei!
Tornei-me mais familiar com a Armênia depois que estive no restaurante Saint Marie, localizado na zona sul de São Paulo, no bairro Vila Sônia. O chefe Stephan Kawijian é Libanês, mas tem origens na Armênia e já morou também na Líbia.
Ele me contou que o seu avô era da Armênia, mas teve de fugir de lá por volta de 1915 devido à chamada Revolução dos Jovens Turcos, movimento que visava reformular o Império Otomano e que provocou uma verdadeira matança (mais 1,5 milhões de pessoas) e deportação forçada do povo armênio (atualmente, há mais armênios morando no exterior do que na própria Armênia).
Pesquisando mais tarde descobri que esse brutal genocídio não é reconhecido por muitos países e que a revolução acabou provocando a perda de aproximadamente 80% do território originário da Armênia.
A mescla de comida e história que encontrei no restaurante Saint Marie me inspirou a escrever sobre a Armênia, considerada por muitos historiadores como o berço da civilização, onde se localizou o Jardim do Éden e onde encalhou a Arca de Noé.
Bom, a começar pela minha fonte de inspiração, tenho a dizer que o restaurante Saint Marie é um lugar simples com comida de primeiríssima qualidade! Na verdade, nunca tinha comido uma comida árabe tão gostosa! As esfihas, tão comuns de se achar por aí, são especiais e incrivelmente saborosas. O moussaka é divino! E tem um tipo de carne seca armênia, chamada Basturma, que é muito, muito boa!!! Quem gosta de apreciar uma comida diferente e muito bem feita precisa fazer uma visita ao Saint Marie! A minha dica é: no sábado – domingo fecha – chegue mais tarde, por volta das 15 horas, pois fica bem cheio.





Melhor moussaka que já comi



Basturma


A Armênia, atualmente, me parece um país relativamente tranquilo para se visitar. Embora tenha passado por muitas épocas tensas no passado, hoje abriga um povo simpático, receptivo e pacífico. Faz fronteira com o Irã, mas não acho que seja impeditivo.
A moeda oficial é o Dram Armênio – 1 dólar vale 408,5 dram. A capital é Yerevan. O turismo na Armênia é bem diversificado, lá é possível visitar muitos lugares históricos, religiosos, de natureza e até se deliciar no turismo enogastronômico.
Chegando pela capital, uma paisagem que já emociona é a vista do Monte Ararat, que, embora seja visível de vários pontos da cidade, fica localizado em território turco. É bem ali que, segundo a bíblia, a Arca de Noé estaria localizada. Aliás, há cientistas que já afirmaram tê-la encontrado.
Yerevan, localizada a apenas cerca de 50 Km do Monte Ararat, parece ter uma só cor: rosa. É isso que dá graça às edificações da cidade, as quais são em sua maioria grandes blocos iguais sem muita beleza arquitetônica, já que datam do período soviético. O tom rosado se deve à cor das pedras utilizadas nas construções, conhecidas como pedras-tufo. Na minha opinião, o contraste da cor rosada da cidade com o formato socialista/comunista das construções é o que a torna interessante para nós brasileiros.



O Monte Ararat visto desde Yerevan


Percebem a tonalidade rosada das construções?


Mas quando viajo, o que mais gosto de fazer é andar pelas ruas, sentar num café, observar as pessoas e a atmosfera do lugar. Em Yerevan eu não faria diferente. Os armênios são muito alegres, festivos e comunicativos, de modo que sentar numa praça ou num café pode acabar rendendo muita conversa com os locais, ainda que só por gestos! Há muitos cafés e restaurantes na cidade dignos de uma visita tanto quanto os estabelecimentos Europeus o são.
Um lugar que me parece imperdível na capital Yerevan é o Museu do Genocídio, referente ao massacre do povo armênio pelos turcos, acima mencionado. Aliás, essa questão é extremamente delicada para os Armênios. Tomem cuidado ao mencionar alguma coisa sobre isso!
Com relação aos vinhos armênios, só para vocês terem uma ideia, a produção lá é milenar. Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram nas montanhas da Armênia, numa vila chamada Areni, uma vinícola de mais de 6 mil anos. Segundo a reportagem da Revista Galileu, foram encontrados num complexo de cavernas em Areni um tonel para prensar uvas, jarros de fermentação e até um cálice. Esta é a vinícola mais antiga a ser descoberta.
Portanto, provar vinhos armênios e visitar suas vinícolas pode ser não só um passeio gastronômico, mas também um passeio histórico.
Não é por acaso que a região de Areni, localizada a aproximadamente 100 Km da capital, é hoje um dos lugares na Armênia onde se concentram as melhores produções vinícolas do país.
Outro lugar onde também se localiza grande parte da produção de vinhos no país é o vilarejo de Getap, que fica mais próximo de Yerevan, a cerca de 20 Km de distância.
A visita a essas duas vilas é válida não só pelos vinhos, mas também pela beleza cênica da região, pelos lugarejos primitivos que parecem parados no tempo e os antigos monastérios que surgem pelo caminho.
O Monastério de Noravank, próximo a Areni, é uma das belezas que podem ser apreciadas no caminho. Pra mim, este é um dos mosteiros mais bonitos da Armênia. O lugar é especial, porque fica situado no meio do nada, entre montanhas e abismos, dando um ar meio misterioso ao local.



Monastério de Noravank

Na linha do turismo religioso, a cerca de 30 Km de Yerevan, vale a pena visitar a Catedral de Echmiadzin, considerada a primeira igreja cristã do mundo, tendo sido fundada no ano 303 a.c. Também merece uma visita o mosteiro de Geghard, que é incrustado numa montanha e data do século IV.
Ainda próximo a Yerevan, na província de Gegharkunik, encontra-se o Sevan National Park, onde se situa o Sevan Lake, um lago belíssimo com águas azuis turquesa, onde, em alguns pontos, é possível banhar-se. Visita altamente recomendada!


Monastério em Sevan.


A praia do Lago Sevan.

Agora falando de comida, eu tenho uma única dica, que acho que deve ser sensacional: o verdadeiro kebab, ou melhor, khorovats, como é originalmente chamado pelos armênios, pode ser saboreado em Yerevan num dos restaurantes localizados em Hrazdan Gorge, uma região da cidade. Eu optaria pelo restaurante Parvana, que dizem que é bem barulhento, fazendo jus ao humor festivo dos armênios. Lá também se saboreiam ótimos lavash (tradicional pão armênio – tipo o nosso conhecido pão sírio), que são feitos ali mesmo por umas senhoras sentadas num chão de pedra.


O Kebab Armênio.


Mulheres no restaurante Parvana preparam lavash.

Bom, pelo que deu para perceber da minha pesquisa, a Armênia, por ser bem pequena, pode ser vista toda a partir de Yerevan, onde você pode ficar hospedado. Aliás, eu aconselho fazer isso caso você seja, assim como eu, meio chato com hotéis. As pesquisas que fiz sobre os hotéis na Armênia não são muito animadoras, por isso em Yerevan, que é a capital, é onde costumam se localizar os melhores lugares para dormir.
Eu recomendo o Hotel Meg (1º lugar no Tripadvisor e no Booking, com instalações novas e modernas e com diárias a partir de 159 dólares). Tem também o Hotel Grig, que é um pouco mais simples e também mais barato – diárias a partir de 88 dólares, mas parece ser novo. No mais, há opções de hostel e, claro, as grandes redes hoteleiras como Marriott e Royal Tulip, mas que com certeza serão mais caros.
Enfim, mesmo não tendo visitado (ainda!) a Armênia, espero ter ajudado alguém com essas dicas. Certamente esse seria o meu roteiro de viagem!

Links úteis:

Agências de viagem que têm pacotes para a Armênia:



Nenhum comentário: